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Porque é que o meu Roomba® ou Braava® não liga nem carrega corretamente?

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Segue os passos abaixo para voltares a ligar o teu aspirador iRobot Roomba®. Se o robot emitir uma mensagem de erro durante o carregamento, consulta a tabela de mensagens de erro de carregamento.

 

Robot Roomba® | Resolução de problemas e manutenção | O robot não está a carregar

 

Índice:

 

Clica aqui para veres os problemas relacionados

Quando:

 

1. O robot ou a bateria são novos?

Não:Avança para o passo 2.

Sim:Clica aqui para saberes como ativar o teu novo robot ou bateria:

Os robots de substituição não incluem baterias e a bateria do robot original tem de ser trocada. Se compraste ou recebeste uma bateria ou um robot de substituição recentemente, coloca o Roomba com a nova bateria instalada na Home Base. Deverá ser ativada uma nova Bateria de Iões de Lítio iRobot® na Home Base antes da sua primeira utilização. Clica aqui para obteres informações sobre como instalar uma bateria de substituição.

 

2. A luz na Home Base/Clean Base® está acesa?   

Sim, a luz da Home Base está acesa: Avança para o passo 3. Nota: Os robots Roomba Essentials não têm luz na Home Base. Verifica se o cabo está totalmente inserido em ambos os lados.

Não/não tenho a certeza: Clica aqui e segue estes passos para te certificares de que a Clean Base® está ligada à corrente antes de avançares para o passo 3.

Nota: Caso tenhas uma Estação de Carregamento Clean Base®, levanta a tampa para expores o saco de extração. Puxa a etiqueta do saco para cima para o removeres parcialmente. A luz na Clean Base® deve ficar vermelha se a base estiver ligada à corrente.  

Nota: O robot também deve emitir um sinal sonoro quando estiver corretamente alinhado com os contactos.

 Caso enroles o cabo por trás da base, certifica-te de que não o apertas demasiado uma vez que tal o pode puxar para fora do conetor na parte de trás da Clean Base®.  

  1. Desliga o cabo de alimentação da tomada e da Home Base/Clean Base® e, em seguida, volta a ligá-lo corretamente nos mesmos pontos. 
  2. Certifica-te de que a tomada tem corrente desligando a Home Base/Clean Base® e ligando um dispositivo eletrónico diferente (lâmpada) à mesma tomada e verificando se o mesmo funciona. Se a tomada não tiver corrente, experimenta outra tomada. 
  3. Se a tomada tiver corrente elétrica, mas, mesmo assim, a Home Base/Clean Base™ não estiver ligada, verifica o cabo de alimentação.  Se o cabo estiver danificado, tem de ser substituído. Se o cabo de alimentação não estiver danificado, a Home Base/Clean Base® tem de ser substituída e poderás manter o cabo de alimentação original. 

Visita aLoja da iRobot – Peças e Acessóriosou utiliza um revendedor autorizadopara encomendar uma peça. Se considerares que este se encontra dentro do prazo de garantia, contacta o Apoio ao Cliente da iRobot

 

3. O Roomba requer cuidados e manutenção?   

 A. Contactos de carregamento

A sujidade ou os detritos acumulados podem interferir com o carregamento do robot. Desliga a base e, com uma espuma de melamina limpa e ligeiramente humedecida, tal como uma esponja mágica, limpa os contactos do robot e da base. Assiste ao seguinte vídeo que descreve os passos de limpeza dos contactos de carregamento. Para obteres mais informações, visita:

 

Nota: Se não tiveres espuma de melamina, também podes usar um pano ligeiramente humedecido. Estes são os únicos dois materiais que deves usar para limpar os contactos.
 

Nota: Os contactos danificados também podem impedir o carregamento do robot. Se os contactos estiverem verdes ou com cor de cobre, significa que estão danificados e que o robot ou a base poderão ter de ser substituídos. Contacta o Apoio ao Cliente da iRobot.

Nota: Se tiveres uma base AutoFill ou AutoWash, terás de premir um botão na base, onde se encontram as rodas, para expor os contactos de carregamento.
 

B. Escovas

Em seguida, verifica se existem pelos e detritos nas escovas. Assiste ao seguinte vídeo que descreve os passos de limpeza das escovas do Roomba:

Como limpar as 2 escovas multissuperfícies | Roomba® Séries i e e | iRobot® 

 

Clica aqui para obteres instruções passo a passo:
  1. Abre a porta do Módulo da Cabeça de Limpeza, premindo a patilha verde do lado direito das escovas multissuperfícies.
  2. Remove as escovas do robot e certifica-te de remover todos os pelos e detritos das cavilhas quadradas e hexagonais das escovas multissuperfícies.
  3. Limpa os detritos em cima e em baixo dos rolamentos cinzentos.
  4. Insere os rolamentos nas escovas multissuperfícies.
  5. Certifica-te de que o canal de aspiração se encontra desobstruído.
  6. Faz corresponder a forma das cavilhas das escovas multissuperfícies com a forma do Módulo da Cabeça de Limpeza.
  7. Para obteres o melhor desempenho, inspeciona as escovas multissuperfícies e o módulo da cabeça de limpeza pelo menos uma vez por semana; duas se tiveres animais de estimação. Utiliza o procedimento seguinte para limpar as escovas multissuperfícies com regularidade

C. Roda giratória

Assiste ao seguinte vídeo que descreve os passos de limpeza da Roda Giratória:  

 

Como limpar ou substituir a Roda Giratória Frontal: todos os modelos Roomba®


Como limpar a Roda Giratória Frontal | Roomba® Séries i e e | iRobot®

 

Clica aqui para obteres instruções passo a passo:
  1. Puxa firmemente a Roda Giratória Frontal para a remover do robot. 
  2. Remove qualquer tipo de detritos da cavidade da Roda Giratória Frontal. 
  3. Retira a roda e o eixo da caixa, limpa quaisquer detritos acumulados ao longo da parte lateral da roda e do eixo. 
  4. Volta a colocar a roda e o eixo na caixa e deverás ouvir um clique quando estiverem bem encaixados. 
  5. Volta a inserir a Roda Giratória Frontal limpa no robot e fixa-a corretamente. 

 

Depois de efetuares a limpeza dos contactos, da roda giratória e das escovas, volta a ligar a Home Base/Clean Base®, sendo que a respetiva luz deverá acender-se. Caso contrário, volta ao passo 2.  
 

4. Ao colocares o robot na base, as luzes do robot e da base acendem-se?  

Levanta o robot e volta a colocá-lo na Home Base/Clean Base® para que este seja carregado. A luz da base deverá acender-se dentro de quatro (4) segundos quando o robot estiver corretamente alinhado com os contactos. Para acertares o alinhamento, poderás ter de agitar um pouco o robot.

Nota: A base AutoWash para o Roomba Combo 10 Max permanece acesa durante um minuto completo (60 segundos)  


Se a luz da Home Base/Clean Base® não acender, tal significa que a Home Base/Clean Base® não está a reconhecer o robot e a base tem de ser substituída.  Nota: Os robots Roomba Essentials não têm luz na Home Base. Verifica se o cabo está totalmente inserido em ambos os lados.

 
Sim, existem luzes acesas no robot: O Roomba está agora ligado à corrente!
 
Se ainda tiveres dúvidas, clica aqui para saberes mais sobre como é que o Roomba carrega:
  • Se o Roomba emitir uma mensagem de erro durante o carregamento, consulta a tabela de mensagens de erro de carregamento
  • Uma luz vermelha é normal e indica que a bateria está demasiado fraca para que o robot possa ser iniciado.  
  • A luz da Home Base irá acender durante cerca de quatro (4) segundos e, em seguida, ficará desligada enquanto o robot continua a carregar. 
  • O anel luminoso no robot acende-se para sinalizar que está a carregar. Para obteres mais informações relativamente aos anéis luminosos, clica aqui.
  • Se o Roomba não mantiver a carga, consulta este artigo: Autonomia da bateria curta, todos os modelos Roomba® e Braava®.  
 
Não, não existem luzes acesas no robot: Avança para o passo 5.
 
 
Retira o robot da base e tenta colocá-lo no modo de expedição/modo de suspensão. Em seguida, reativa o robot colocando-o novamente na Home Base/Clean Base®.
 
 
Se não existirem luzes acesas no robot, retira a bateria do robot e reinstala-a. (Clica aqui para obteres ajuda em relação à remoção da bateria) Retirar e reinstalar a bateria força o robot a reiniciar e elimina quaisquer erros existentes. Não é necessário esperar para voltares a instalar a bateria depois da respetiva remoção. Basta retirares a mesma, voltares a inseri-la e tentares colocar o robot novamente na base para verificar se as luzes se acendem.

Se todas as luzes LED do robot continuarem apagadas e o robot aspirador Roomba® continuar a não ligar, é possível que tenha de ser reparado. Contacta o Apoio ao Cliente da iRobot. Para uma assistência rápida, prepara o seguinte:  
  • Mantém o robot contigo 
  • O número de série do robot
  • Para reclamações ao abrigo da garantia, prova de compra (recibo ou fatura de compra num revendedor autorizado)
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