Segue os passos abaixo para voltares a ligar o teu aspirador iRobot Roomba®. Se o robot emitir uma mensagem de erro durante o carregamento, consulta a tabela de mensagens de erro de carregamento.
O Roomba liga, mas não inicia tarefas. Provavelmente, este problema está relacionado com outro erro, tal como o depósito estar cheio ou as escovas estarem presas. Consulta a aplicação para perceberes se existem erros ou contacta o Apoio ao Cliente da iRobot para obteres assistência.
Sim:Clica aqui para saberes como ativar o teu novo robot ou bateria:
Os robots de substituição não incluem baterias e a bateria do robot original tem de ser trocada. Se compraste ou recebeste uma bateria ou um robot de substituição recentemente, coloca o Roomba com a nova bateria instalada na Home Base. Deverá ser ativada uma nova Bateria de Iões de Lítio iRobot® na Home Base antes da sua primeira utilização. Clica aqui para obteres informações sobre como instalar uma bateria de substituição.
Sim, a luz da Home Base está acesa: Avança para o passo 3. Nota: Os robots Roomba Essentials não têm luz na Home Base. Verifica se o cabo está totalmente inserido em ambos os lados.
Não/não tenho a certeza: Clica aqui e segue estes passos para te certificares de que a Clean Base® está ligada à corrente antes de avançares para o passo 3.
Nota: Caso tenhas uma Estação de Carregamento Clean Base®, levanta a tampa para expores o saco de extração. Puxa a etiqueta do saco para cima para o removeres parcialmente. A luz na Clean Base® deve ficar vermelha se a base estiver ligada à corrente.
Nota: O robot também deve emitir um sinal sonoro quando estiver corretamente alinhado com os contactos.
Caso enroles o cabo por trás da base, certifica-te de que não o apertas demasiado uma vez que tal o pode puxar para fora do conetor na parte de trás da Clean Base®.
Desliga o cabo de alimentação da tomada e da Home Base/Clean Base® e, em seguida, volta a ligá-lo corretamente nos mesmos pontos.
Certifica-te de que a tomada tem corrente desligando a Home Base/Clean Base® e ligando um dispositivo eletrónico diferente (lâmpada) à mesma tomada e verificando se o mesmo funciona. Se a tomada não tiver corrente, experimenta outra tomada.
Se a tomada tiver corrente elétrica, mas, mesmo assim, a Home Base/Clean Base™ não estiver ligada, verifica o cabo de alimentação. Se o cabo estiver danificado, tem de ser substituído. Se o cabo de alimentação não estiver danificado, a Home Base/Clean Base® tem de ser substituída e poderás manter o cabo de alimentação original.
A sujidade ou os detritos acumulados podem interferir com o carregamento do robot. Desliga a base e, com uma espuma de melamina limpa e ligeiramente humedecida, tal como uma esponja mágica, limpa os contactos do robot e da base. Assiste ao seguinte vídeo que descreve os passos de limpeza dos contactos de carregamento. Para obteres mais informações, visita:
Nota: Se não tiveres espuma de melamina, também podes usar um pano ligeiramente humedecido. Estes são os únicos dois materiais que deves usar para limpar os contactos.
Nota: Os contactos danificados também podem impedir o carregamento do robot. Se os contactos estiverem verdes ou com cor de cobre, significa que estão danificados e que o robot ou a base poderão ter de ser substituídos. Contacta oApoio ao Cliente da iRobot.
Nota: Se tiveres uma base AutoFill ou AutoWash, terás de premir um botão na base, onde se encontram as rodas, para expor os contactos de carregamento.
Abre a porta do Módulo da Cabeça de Limpeza, premindo a patilha verde do lado direito das escovas multissuperfícies.
Remove as escovas do robot e certifica-te de remover todos os pelos e detritos das cavilhas quadradas e hexagonais das escovas multissuperfícies.
Limpa os detritos em cima e em baixo dos rolamentos cinzentos.
Insere os rolamentos nas escovas multissuperfícies.
Certifica-te de que o canal de aspiração se encontra desobstruído.
Faz corresponder a forma das cavilhas das escovas multissuperfícies com a forma do Módulo da Cabeça de Limpeza.
Para obteres o melhor desempenho, inspeciona as escovas multissuperfícies e o módulo da cabeça de limpeza pelo menos uma vez por semana; duas se tiveres animais de estimação. Utiliza o procedimento seguinte para limpar as escovas multissuperfícies com regularidade.
Puxa firmemente a Roda Giratória Frontal para a remover do robot.
Remove qualquer tipo de detritos da cavidade da Roda Giratória Frontal.
Retira a roda e o eixo da caixa, limpa quaisquer detritos acumulados ao longo da parte lateral da roda e do eixo.
Volta a colocar a roda e o eixo na caixa e deverás ouvir um clique quando estiverem bem encaixados.
Volta a inserir a Roda Giratória Frontal limpa no robot e fixa-a corretamente.
Depois de efetuares a limpeza dos contactos, da roda giratória e das escovas, volta a ligar a Home Base/Clean Base®, sendo que a respetiva luz deverá acender-se. Caso contrário, volta ao passo 2.
Levanta o robot e volta a colocá-lo na Home Base/Clean Base® para que este seja carregado. A luz da base deverá acender-se dentro de quatro (4) segundos quando o robot estiver corretamente alinhado com os contactos. Para acertares o alinhamento, poderás ter de agitar um pouco o robot.
Nota: A base AutoWash para o Roomba Combo 10 Max permanece acesa durante um minuto completo (60 segundos)
Se a luz da Home Base/Clean Base® não acender, tal significa que a Home Base/Clean Base® não está a reconhecer o robot e a base tem de ser substituída. Nota: Os robots Roomba Essentials não têm luz na Home Base. Verifica se o cabo está totalmente inserido em ambos os lados.
Sim, existem luzes acesas no robot: O Roomba está agora ligado à corrente!
Se ainda tiveres dúvidas, clica aqui para saberes mais sobre como é que o Roomba carrega:
Retira o robot da base e tenta colocá-lo no modo de expedição/modo de suspensão. Em seguida, reativa o robot colocando-o novamente na Home Base/Clean Base®.
Se não existirem luzes acesas no robot, retira a bateria do robot e reinstala-a. (Clica aqui para obteres ajuda em relação à remoção da bateria) Retirar e reinstalar a bateria força o robot a reiniciar e elimina quaisquer erros existentes. Não é necessário esperar para voltares a instalar a bateria depois da respetiva remoção. Basta retirares a mesma, voltares a inseri-la e tentares colocar o robot novamente na base para verificar se as luzes se acendem.
Se todas as luzes LED do robot continuarem apagadas e o robot aspirador Roomba® continuar a não ligar, é possível que tenha de ser reparado. Contacta o Apoio ao Cliente da iRobot. Para uma assistência rápida, prepara o seguinte: