Se a bateria não durar tanto tempo como quando configuraste o robot pela primeira vez, consulta o estado de carregamento do robot na aplicação. Se a bateria não estiver a carregar completamente, consulta (ou volta a consultar) este artigo:
Porque é que o meu Roomba® não liga nem carrega? (série e, i ou j)Se o robot apresentar uma mensagem de erro durante o carregamento, consulta a
tabela de mensagens de erro de carregamento.A autonomia depende do
tipo de bateria. Consulta a
Tabela de Compatibilidade da Bateria para obteres mais informações sobre a bateria, incluindo a autonomia por tarefa de limpeza.
Revê as
sugestões de manutenção da bateria para te certificares de que estás a ter o cuidado adequado com a bateria.
Se o robot está a apresentar uma cobertura ineficiente, não está a limpar onde pretendes que limpe ou se estiveres a tentar limpar uma divisão ou uma zona específica, utiliza as seguintes informações para melhorar o desempenho.
- Certifica-te de que nada está a bloquear a saída do robot da Home Base.
- Nada deve estar a bloquear o caminho que queres que o robot limpe.
- Certifica-te de que a bateria está totalmente carregada tendo por base o anel luminoso e a percentagem da bateria na aplicação.
- Confirma que tens a versão mais recente do software instalada.
- Para os Braava®
- Está instalado o pano correto para o tipo de tarefa de limpeza que queres executar.
- O reservatório está completamente cheio de água e da solução de limpeza para pavimentos rígidos iRobot opcional.
Se acreditas que robot deveria estar em funcionamento durante mais tempo do que está atualmente e seguiste todos os passos acima, tenta testar a autonomia das baterias.
Testar a autonomia da bateria no Roomba® ou no Braava®
- Certifica-te de que a bateria está totalmente carregada deixando o robot na base durante algumas horas ou até que a aplicação indique que está totalmente carregada.
- Desliga a Home Base/Clean Base™ da corrente elétrica e guarda-a durante este teste.
- Prime o botão de limpeza/CLEAN para ligar o robot
- Regista o tempo que o robot demora a terminar a tarefa com o som "Terminei", uma música de quatro tons que implica que a bateria não tem carga ou uma mensagem "Nível de bateria baixo, é necessário carregar". Pode ser necessário efetuar várias tarefas de limpeza até descarregar a bateria por completo.
NOTA: Tenta manter o Roomba® em pisos de madeira durante este teste. É possível que o tempo de autonomia seja inferior em superfícies com carpetes.
Interpretação dos resultados
- Os robots Roomba® Série e devem funcionar durante, pelo menos, 90 minutos
- Os robots Roomba® Série 900, i, j, s e m devem funcionar durante, pelo menos, 75 minutos
- Os robots Roomba® Série 400–800 devem funcionar durante 60 minutos
Se o robot parar com um erro de bateria fraca antes de atingir os tempos mínimos listados acima, considera substituir a bateria do teu robot. Visita a
Loja da iRobot – Peças e Acessórios ou utiliza um
revendedor ou parceiro autorizado para encomendar uma peça.
Se considerares que o robot se encontra dentro do prazo de garantia, contacta o
Apoio ao Cliente da iRobot.