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O Roomba® não está a extrair os detritos nem a comunicar com a estação de extração

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Se estiver a ter um erro de evacuação 360 ou problemas de comunicação de cais no seu Roomba 405 ou 505, visite este artigo, “Erro 360, Roomba® 405 e 505”.

Se o teu Roomba® não estiver a extrair os detritos para a base AutoEmpty™ adequadamente, segue estas instruções para resolver o problema:

Índice:

1. Confirma se a base AutoEmpty™ está ligada à corrente.
2. Certifica-te de que tens o Depósito de Resíduos correto para a Porta de Extração.
3. Executa uma reinicialização do robot.
4. Testa novamente a extração.
5. Manutenção do robot "Sem botão Esvaziar Depósito na aplicação".
6. Manutenção da base AutoEmpty™.
a. Tampa e Saco.
b. Contactos de Carregamento.
c. Obstrução na base: "A base AutoEmpty™ realiza extrações várias vezes".

Clica aqui para veres os problemas relacionados:

Quando o Roomba® não extrai os detritos, o Depósito de Resíduos permanece cheio. Se não for esvaziado, pode originar um Erro 36, "Erro de Depósito cheio". Se o Roomba iniciar o processo de extração e a seguinte mensagem persistir: "Erro 36, Depósito cheio", visita o artigo relativo ao teu modelo de robot:


1. A luz na base AutoEmpty™ está acesa?

Sim: clica aqui e segue os passos adicionais.

Vermelha fixa ou branca = o saco está cheio, em falta ou está instalado o Depósito errado – Avança para o Passo 2.

Vermelho intermitente = a Porta de Extração está obstruída – Avança para o Passo 6.

Não/não tenho a certeza: clica aqui e segue os passos abaixo até veres uma luz na base.

Levanta a Tampa da base AutoEmpty™ para expores o Saco de Extração. Puxa a etiqueta do Saco para cima para o removeres parcialmente. A luz na base AutoEmpty™ deve ficar vermelha fixa se a base estiver ligada à corrente.

Ainda sem luz? Caso enroles o Cabo por trás da base, certifica-te de que não o apertas demasiado, uma vez que tal o pode puxar para fora do conetor na parte de trás da base AutoEmpty™.

  • Desliga o Cabo de Alimentação da tomada e da base AutoEmpty™ e, em seguida, volta a ligá-lo corretamente na tomada da parede e na base.  
  • Certifica-te de que a tomada tem corrente desligando a base AutoEmpty™ e ligando um dispositivo eletrónico diferente (uma lâmpada) à mesma tomada e verificando se o mesmo funciona. Se a tomada não tiver corrente, experimenta outra tomada.  
  • Se a tomada tiver corrente, mas, mesmo assim, não estiver a ser recebida apenas pela base AutoEmpty™, significa que a base não está a receber corrente elétrica suficiente. Neste caso, verifica o Cabo de Alimentação.  
  • Se o Cabo estiver danificado, terás de o substituir. Se o Cabo de Alimentação não estiver danificado, a base AutoEmpty™ tem de ser substituída.


Visita a Loja da iRobot – Peças e Acessórios ou recorre a um revendedor autorizado para encomendar uma peça. Se considerares que este se encontra dentro do prazo de garantia, contacta o Apoio ao Cliente da iRobot.


2. Certifica-te de que o depósito de detritos tem uma porta de extração, conforme indicado abaixo.
 


 

Os proprietários de determinados robots, que adquiriram uma base AutoEmpty™ depois da aquisição inicial, necessitarão de utilizar o Depósito com a porta de extração que veio com a base AutoEmpty™.

Se o teu Depósito tiver Porta de Extração, avança para o Passo 3. Se precisares de uma, contacta o Apoio ao Cliente da iRobot.


3. Reinicialização

Primeiro, reinicia a base desligando o cabo de alimentação durante alguns segundos e, em seguida, volta a ligá-lo. Depois, reinicia o robot mantendo premido o botão de limpeza/CLEAN durante 20 segundos. Ao soltar o botão, o anel luminoso irá apresentar uma luz branca em espiral na direção dos ponteiros do relógio enquanto o robot reinicia. O procedimento de reinicialização termina quando o anel luminoso se apagar. Este processo pode demorar alguns minutos. Reiniciar deve ajudar a eliminar quaisquer erros e não apaga quaisquer dados.

Espiral na direção dos ponteiros do relógio

 

4. Extrair os detritos

Existem duas (2) formas de extrair os detritos quando o Depósito do robot está cheio. Com o robot na Base, testa uma ou ambas agora mesmo!

    1. Para as séries i ou s, prime o botão HOME no robot quando este se encontrar na base AutoEmpty™.
        Para a série j e Roomba Combo® 10 Max, mantém o botão premido entre 2 e 5 segundos para esvaziar o Depósito.

Nota: para o C10 Max, um atraso de 10 segundos entre a ancoragem e a extração é um comportamento esperado e acontecerá após cada missão.


    2. Prime o botão "Esvaziar Depósito" na aplicação. Se o robot estiver na base AutoEmpty™, este botão aparecerá diretamente sob o botão de limpeza/CLEAN na aplicação iRobot® Home.

Nota: para o Roomba Combo® 10 Max, um atraso de 10 segundos entre a ancoragem e a extração é um comportamento esperado e acontecerá após cada missão.


5. Manutenção do robot "Sem botão Esvaziar Depósito na aplicação" 

Se o Roomba® ainda estiver com problemas de comunicação com a base AutoEmpty™, pode ser que detritos estejam a bloquear o sinal de IV e que as janelas interiores do Para-choques precisem de ser limpas. Se o robot extrair manualmente, mas o botão "Esvaziar Depósito" não aparecer na aplicação, isto confirma que algo está a bloquear o sinal IV do robot para a Base.

Nota: a série j não utiliza IV. Deves continuar com a manutenção do robot. É provável que seja um problema de contacto.

Clica aqui para obteres instruções passo a passo:
  1. Limpa a Janela do Sensor de Ancoragem na base AutoEmpty™ e o Para-choques do robot com um pano de microfibra limpo e seco ou um pano de algodão macio para eliminar quaisquer detritos. 
  2. Efetua a Manutenção do Para-choques conforme necessário. Tenta direcionar ar comprimido para a área demonstrada na fotografia abaixo. Isto pode eliminar detritos e permitir que o robot e a base AutoEmpty™ comuniquem novamente. 
  3. Testa o robot novamente, afastando-o aproximadamente dois (2) metros da base AutoEmpty™ e premindo o botão HOME. Logo que o robot ancore na base AutoEmpty™, deverá ser realizado o esvaziamento automático do depósito e o botão "Esvaziar Depósito" aparecerá na aplicação.
  4. Se este problema persistir, avança para o próximo passo de resolução de problemas.

Nota: não pulverizes solução de limpeza diretamente nos sensores ou nas aberturas dos sensores. Apenas ar.

    6. Manutenção da base AutoEmpty™ 

    a. Tampa e Saco

    • Certifica-te de que a Tampa que se encontra sobre a base AutoEmpty™ está devidamente vedada e o saco devidamente instalado. Se Tampa estiver aberta, a base AutoEmpty™ assume que o saco não está instalado devidamente, não permitindo que o robot faça a extração. 
    • Se o saco não estiver completamente cheio, agita o saco algumas vezes para deslocar os resíduos para o fundo do saco.
    • Se o saco estiver totalmente cheio, deita-o fora e substitui-o.
    • Reinstala o saco no Recipiente. Pressiona a Tampa para baixo, certificando-te de que se encontra firmemente fechada.


                         


    b. Limpa os contactos de carregamento da base AutoEmpty™ e o fundo do robot com uma espuma de melamina ligeiramente humedecida.

     

         


    Nota: A espuma de melamina, como uma esponja apagadora mágica ou um pano limpo, são os únicos materiais aprovados para limpar os contactos de carregamento. Não utilizes uma esponja apagadora mágica para limpar outros objetos que não os contactos de carregamento. As janelas do sensor só devem ser limpas com um pano limpo e seco.

    Poderás tentar extrair novamente os detritos depois de limpar os contactos.
     

    c. Possível obstrução na base AutoEmpty™ – "A base AutoEmpty™ está a extrair várias vezes"

     

     

    Poderá haver uma obstrução na própria base AutoEmpty™. Estes passos podem ser particularmente úteis se a base AutoEmpty™ estiver a realizar a extração três vezes no final das missões, em vez de uma vez. Se a base AutoEmpty™ detetar uma obstrução, o LED situado na parte dianteira da base AutoEmpty™ ficará intermitente a vermelho. Caso isto aconteça, execute os seguintes procedimentos:

     

     


    • Retira o robot da base AutoEmpty™.
    • Empurra a Tampa do Recipiente para baixo para assegurar que se encontra devidamente selada.
    • Retira quaisquer detritos da porta de extração de detritos no fundo da base AutoEmpty™.
    • Desliga a base AutoEmpty™ da tomada.
    • Inclina a estação de carregamento para trás para expor obstruções dentro do tubo transparente na parte inferior da base. Retira o tubo transparente desapertando os cinco parafusos e removendo quaisquer detritos que possam estar presos. Em seguida, volta a instalar o tubo.
    • Assim que a obstrução for removida e o LED vermelho deixar de piscar, coloca a base AutoEmpty™ na vertical.
    • Coloca o robot na base AutoEmpty™.
    • Mantém o botão HOME premido entre 2 e 5 segundos para ativar o Motor Aspirador da base AutoEmpty™ e esvaziar o Depósito.
                

    Se efetuares este passo e o robot continuar a não conseguir comunicar com a base AutoEmpty™ nem extrair corretamente, contacta-nos.

    Para uma assistência rápida, prepara o seguinte:
        • O robot carregado e perto de ti.
        • O número de série do robot.
        • Para reclamações ao abrigo da garantia: Prova de compra (recibo ou fatura de compra num revendedor autorizado).

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