Os nossos Robots Aspiradores Roomba® e Robots Esfregona Braava jet® utilizam diferentes tipos de tecnologia de navegação para se deslocarem e limparem a tua casa. Regressar à Home Base ou à unidade Clean Base® para recarregar é uma parte vital do processo de limpeza e o tipo de tecnologia de navegação empregue determina a forma como o Roomba® e o Braava® regressam à base.
Clica no menu pendente (➧) para que seja apresentado "Como é que o meu robot navega?" nos modelos abaixo:
Roomba Essentials

Roomba Essentials
Como limpam:
Os robots Roomba Essentials utilizam giroscópios e uma roda giratória ótica para navegar e limpar um nível completo da tua casa em linhas retas.
A missão começa com o Roomba® a sair da base e a virar. À medida que começa a limpar, procura um bom ponto de referência físico (por exemplo, uma parede reta) e utiliza-o como ponto de referência para se situar ao longo da missão. Se o robot precisar de voltar a situar-se, regressa à base para descobrir onde se encontra ou procura segmentos de parede reta na casa que tinha visitado anteriormente e utiliza-os como âncoras para se relocalizar.
Os modelos Roomba Essential não possuem a funcionalidade de Recarregar e Retomar, o que significa que o robot limpa o máximo de área possível com um único carregamento da bateria.
Como ancoram:
Quando os Roomba® iniciam a sua missão de limpeza a partir da Home Base, regressam à área geral e procuram um sinal de infravermelhos emitido pela base. O regresso à base ocorre no final de cada missão. Se o Roomba® não foi iniciado a partir da base, regressa à posição inicial, independentemente de a base estar próxima ou não. Caso o Roomba® não consiga detetar o sinal de IV, não se ancorará à base. O robot regressa à base seguindo a parede, por isso, se a base não estiver numa parede exterior, o robot não irá encontrá-la. Por vezes, o robot sai da base sozinho para voltar a ancorar corretamente. Isto pode acontecer se os contactos estiverem sujos ou se o robot de alguma forma se tiver deslocado na base (devido à colisão de alguém ou de algo).
Roomba® série s, série i, série j, Braava jet® série m e Roomba Combo® 10 Max
Tecnologia de Navegação iAdapt® 3.0 com Localização Visual

Série s

Série i

Série m

Série j

Roomba Combo® 10 Max
Como limpam:
Os robots que utilizam esta tecnologia de navegação são os nossos Robots Aspiradores Roomba® e Robots Esfregona Braava jet® mais avançados de sempre! Os robots que possuem Tecnologia de Navegação iAdapt® 3.0 podem utilizar os Mapas Inteligentes Imprint®. Isto significa que estes robots limpam, aprendem e adaptam-se ao teu ambiente. Utilizam uma câmara para identificar pontos de referência e criam um mapa que pode ser consultado para futuras tarefas de limpeza. Os Mapas Inteligentes Imprint® podem ser personalizados para indicar onde se encontram divisões específicas e os robots que utilizam a tecnologia de Mapeamento Inteligente Imprint® conseguem mapear a localização da Home Base ou da Clean Base®. Estes robots limpam num padrão sistemático e determinam a maneira mais eficiente de limpar com base na disposição da área a limpar no Mapeamento Inteligente Imprint®. Estes robots também executam a funcionalidade "Recarregar e Retomar" durante a limpeza, o que significa que, quando a bateria atinge níveis mínimos, o robot regressa à base para recarregar a sua bateria durante 2 a 3 horas. O Roomba® e o Braava® regressam ao ponto onde interromperam a tarefa de limpeza para retomar a mesma.
O Roomba Combo® j7+/j9+ dispõe de um comportamento de navegação diferente para proporcionar o melhor desempenho de limpeza durante missões conjuntas. Assim que o robot tiver um Mapa Inteligente totalmente personalizado, vai limpar primeiro as áreas com carpete e lavar o pavimento rígido dessa divisão, antes de avançar para a divisão seguinte e repetir o processo. Para completar o mapa mais rapidamente, recomendamos que utilizes um ciclo de mapeamento para criar o mapa.
Para completar o mapa mais rapidamente, recomendamos que utilizes um ciclo de mapeamento para criar o mapa.
Como ancoram:
Os robots que utilizam a tecnologia iAdapt 3.0 e o Mapeamento Inteligente Imprint® sabem qual é o local exato da Home Base ou Clean Base® e regressam quando a bateria está fraca ou a tarefa de limpeza termina. Por vezes, o robot sai da base sozinho para voltar a ancorar corretamente. Isto pode acontecer se os contactos estiverem sujos ou se o robot de alguma forma se tiver deslocado na base (devido à colisão de alguém ou de algo).

Robot Roomba® Série i5

Robot Roomba® Série i5
Como limpam:
Ao contrário de outros robots de limpeza sistemática, o i5 não tem uma câmara. Por isso, em vez de ver o caminho a limpar, utiliza sensores do pavimento para detetar o caminho. Estes sensores do pavimento permitem ao robot navegar de forma intencional e lógica, e limpar um piso completo da tua casa em linhas retas, enquanto cria um mapa temporário da área durante o processo. Uma vez que o robot não possui uma câmara, podes enviar este Roomba® numa missão sem qualquer fonte de luz.
A missão começa com o Roomba® a sair da base e a virar. À medida que começa a limpar, procura um bom ponto de referência físico (por exemplo, uma parede reta) e utiliza-o como ponto de referência para se situar ao longo da missão. Se o robot precisar de voltar a situar-se, regressa à base para descobrir onde se encontra ou procura segmentos de parede reta na casa que tinha visitado anteriormente e utiliza-os como âncoras para se relocalizar.
Estes robots também "Recarregam e Retomam" a respetiva tarefa durante a limpeza, o que significa que, quando a bateria atinge níveis baixos, o robot regressa à base para recarregar a bateria e, depois, regressa ao local onde parou para retomar a tarefa de limpeza.
Como ancoram:
Quando o Roomba® inicia a sua missão de limpeza a partir da Home Base ou da Clean Base®, regressa à área geral e procura um sinal de infravermelhos emitido pela base. O regresso à base acontece no final de cada missão, mas também pode ocorrer a meio da missão, se o robot necessitar de carregar. Por vezes, o robot sai da base sozinho para voltar a ancorar corretamente. Isto pode acontecer se os contactos estiverem sujos ou se o robot de alguma forma se tiver deslocado na base (devido à colisão de alguém ou de algo).
Roomba Série 900 e Braava jet
Tecnologia de Navegação iAdapt® 2.0 com Localização Visual

Série 900

Braava jet
Como limpam:
Os robots que utilizam a Tecnologia de Navegação iAdapt® 2.0 com Localização Visual conseguem navegar sistematicamente na área a limpar, utilizando a câmara para identificar os pontos de referência que ajudam o Roomba® a compreender a sua localização. Depois da limpeza completa, o Roomba® vai criar um Relatório do Clean Map® para indicar onde limpou, mas este mapa não é recordado ou referenciado em futuras tarefas de limpeza. Alguns robots que utilizam o iAdapt 2.0 também incorporam a tecnologia Recarregar e Retomar.
Como ancoram:
Os robots que utilizam a Tecnologia de Navegação iAdapt® 2.0 com Localização Visual regressam à posição inicial original quando a bateria está fraca ou a tarefa de limpeza é concluída. Se for descoberta uma Home Base ou Clean Base® durante a missão de limpeza, o Roomba® lembrar-se-á do local da base e tentará navegar até à mesma, caso o local de início da limpeza não tenha sido a base. Caso não seja vista nenhuma base durante a tarefa de limpeza e o Roomba® não tenha sido iniciado a partir de uma base, este regressará à posição inicial original. Por vezes, o robot sai da base sozinho para voltar a ancorar corretamente. Isto pode acontecer se os contactos estiverem sujos ou se o robot de alguma forma se tiver deslocado na base (devido à colisão de alguém ou de algo).

Roomba® Série 500, 600, 700, 800 e e
Tecnologia de Navegação iAdapt® 1.0

Série e

Série 800

Série 700

Série 600

Série 500
Como limpam:
Os robots que utilizam Tecnologia de Navegação iAdapt® 1.0 usam um algoritmo de resposta para navegar na área a limpar. Em vez de um padrão de limpeza sistemático de trás para a frente, o Roomba® inicia o seu percurso de limpeza e, quando se depara com um obstáculo, mapeia o local internamente e, em seguida, dirige-se noutra direção. O Roomba® continua a limpar e a mapear desta forma até que a bateria esteja fraca ou até não existirem mais áreas para limpar. Os robots que utilizam o iAdapt® 1.0 não possuem a funcionalidade de Recarregar e Retomar, o que significa que o robot limpa o máximo de área possível com um único carregamento da bateria.
Como ancoram:
Os robots que utilizam a Tecnologia de Navegação iAdapt® 1.0 regressam à posição inicial original (após 60 a 90 minutos, dependendo do modelo) e procuram um sinal de infravermelhos emitido a partir da Home Base ou Clean Base®. Se o Roomba® não foi iniciado a partir da base, regressa à posição inicial, independentemente de a base estar próxima ou não. Caso o Roomba® não consiga detetar o sinal de IV, não se ancorará à base. Por vezes, o robot sai da base sozinho para voltar a ancorar corretamente. Isto pode acontecer se os contactos estiverem sujos ou se o robot de alguma forma se tiver deslocado na base (devido à colisão de alguém ou de algo).
