Salesforce

Configurar o teu robot com ligação Wi-Fi através da aplicação iRobot® Home

« Voltar
Article Details



Configurar o teu robot com ligação Wi-Fi através da aplicação iRobot® Home


Transfere a aplicação iRobot® Home para o teu dispositivo móvel. Se já tiveres a aplicação iRobot® Home, recomendamos que visites a loja para garantir que estás a utilizar a versão mais recente da aplicação.  

  • iOS: compatível com os sistemas operativos 15 e superiores. 
  •  Android: compatível com os sistemas operativos 9.0 e superiores

Nota: os dispositivos iPad deixaram de ser suportados durante a configuração. Não poderás configurar o teu robot num iPad.


Ligar o Roomba® ou Braavaa® à aplicação iRobot® Home 

Passo 1: Configuração 

Coloca a Estação de carregamento Home Base® ou Clean Base™ sobre uma superfície nivelada, sem obstáculos e o mais próximo possível do router para garantir uma boa cobertura Wi-Fi. Em seguida, liga o cabo de alimentação. Deve ser visível uma pequena luz proveniente da base. Existem alguns indicadores que te informam que o robot está a carregar:

  • Quando colocado pela primeira vez na Home Base®, o anel de luz gira na cor branca.
  • O LED na parte superior da Home Base® apresenta uma luz branca durante quatro segundos.
  • O robot emitirá um som após alguns minutos para te informar que se encontra totalmente ativo.

Após um minuto, todos os LED na Home Base® e no robot desligam-se. Esta funcionalidade poupa energia no robot. Basta tocar no botão CLEAN para ativar o robot.

AVISO: para impedir que o robot caia pelas escadas, coloca a estação de carregamento, pelo menos, 1,2 metros afastada das escadas.  

 

Passo 2: coloca o teu dispositivo na rede com a qual pretendes utilizar o robot. 


Alguns modelos de robot não suportam a conetividade 5 GHz e talvez tenhas de ligar, em vez disso, à tua rede de 2,4 GHz. Alguns modelos de robot não conseguem estabelecer ligação ao Wi-Fi.  Consulta abaixo para obteres um guia:

 

Robot2.4 GHz5 GHz
Models below Roomba® 670--
Roomba® 670, 680, 690 -
Wi-Fi Connected Roomba® 800-
Roomba® 900-
Roomba® i1-i5 / Roomba® Combo i5-
Roomba Essentials-
Roomba® i6, i7, i8
Roomba® j7 / j9
Roomba® s9
Braava® m6
Roomba® Combo j5
Roomba® Combo j7+/j9+


No caso de routers tradicionais, as frequências 2,4 GHz e 5 GHz são normalmente identificadas separadamente. Verifica se existem vários nomes de rede semelhantes nas opções de Wi-Fi do teu dispositivo móvel, tais como:

  • "home_wifi" e "home_wifi_5G"
  • "home_wifi" e "home_wifi 5.0"
  • "home_wifi" e "home_wifi5"
  • "home_wifi 2G" e "home_wifi"


Passo 3: verificar se o Bluetooth está LIGADO

Se possível, a iRobot® utiliza o Bluetooth para configurar e conectar o robot ao teu dispositivo. Se o Bluetooth NÃO estiver ligado, a aplicação iRobot® Home vai pedir-te para o ligares para o processo de configuração. 

NOTA: Podes ainda ver um pedido para serviços de localização. Esta é uma funcionalidade de segurança aplicada ao utilizar o Bluetooth e apenas é ativada para que o teu telemóvel consiga detetar em segurança os robots com Bluetooth próximos de ti durante o processo de configuração. 


Passo 4: seleciona "Adicionar o teu produto" na aplicação 

Tem em atenção que a aplicação se destina a suportar vários produtos iRobot®.

Toca nas 3 linhas no canto superior esquerdo do ecrã para acederes ao menu principal. Em seguida, toca em "Adicionar o teu produto". ​​​​​Ser-te-á pedido que seleciones se desejas adicionar um tipo de Roomba® ou Braava®.  Seleciona o robot adequado e a aplicação irá guiar-te pelos passos corretos para o teu robot específico.
 

Passo 5:  ligar o Roomba® à tua rede Wi-Fi 

A aplicação iRobot® Home irá apresentar o nome da rede Wi-Fi à qual o dispositivo móvel se encontra atualmente ligado.

  • Confirma se esta é a rede que pretendes utilizar e introduz a palavra-passe da rede Wi-Fi. 
  • Se não for necessária qualquer palavra-passe, coloca um visto na caixa no ecrã e prime "Continuar". 


NOTA: se, no final do processo de configuração, receberes uma mensagem que indique que a palavra-passe está incorreta, certifica-te de que introduziste a palavra-passe da tua rede Wi-Fi corretamente. A aplicação informa-te se a tua palavra-passe não funcionar devido a carateres especiais que não são aceites.

NOTA: as redes podem ser alteradas mais tarde, mas o teu telemóvel e o robot devem estar a utilizar a mesma rede para a configuração.  Mais uma vez, se o teu robot suportar exclusivamente 2,4 GHz, certifica-te de que selecionas a rede de 2,4 GHz de acordo com as instruções no Passo 2.


Passo 6: ativar o Roomba®  

Este passo ativa a rede Wi-Fi interna do Roomba® para que o teu dispositivo consiga localizar o robot.  

NOTA: este passo não é necessário para o Roomba® j7, uma vez que este realiza automaticamente este passo quando é ligado inicialmente.  

Segue as orientações na aplicação para concluir este passo. *as especificações variam consoante o robot.

A partir daqui, o teu dispositivo deve localizar o robot e vais poder então ajustá-lo e controlá-lo através da aplicação iRobot® Home. Isto conclui o processo de configuração. 

Se não for possível localizar o robot, a aplicação deve solicitar-te para tentares novamente.  Após duas (2) tentativas, ser-te-á solicitado que seleciones manualmente uma rede que o Roomba® criou. Segue estas instruções. Esta é uma rede temporária criada pelo robot para estabelecer uma ligação. Depois de estabelecer a ligação, o dispositivo volta à tua rede predefinida. (Tem em atenção que o dispositivo pode voltar à predefinição de 5 GHz e poderás ter de mudar para 2,4 GHz) 

Se não for possível localizar o robot, reinicia o robot, mantendo o botão CLEAN premido até o anel luminoso ficar branco e rodar no sentido dos ponteiros do relógio (10-20 segundos). Além disso, força o fecho da aplicação e abre-a novamente. Em seguida, recomenda-se que efetues novamente o processo de configuração. 

NOTA: não suportamos a segurança WPA3.

Se não conseguires ligar o robot à aplicação, confirma primeiro se estás a utilizar as configurações de firewall ideais no teu router, bem como se as portas corretas estão abertas, conforme descrito neste artigo: Configurações de firewall ideais.

Verifica também se estás a utilizar um router apresentado aqui: Problemas de compatibilidade do router.

Se o problema persistir, contacta o Apoio ao Cliente da iRobot
 

Passo 7:  atribui um nome ao teu robot 

O nome "Roomba" está predefinido, mas podes atribuir um nome pessoal ao teu Roomba®. Dá-lhe o nome que quiseres!  Introduz um nome e prime "Continuar". 
 


 

 
Informação
Configurar o teu robot com ligação Wi-Fi através da aplicação iRobot® Home
17734

Desenvolvido por