O erro de carregamento 119 indica que o robot está na base, mas não está a carregar corretamente. Se o carregamento demorar significativamente mais tempo do que o esperado, a bateria desliga-se e para o carregamento, uma vez que poderá existir um problema com o hardware ou de manutenção. A causa mais comum é os contactos de carregamento estarem danificados ou precisarem de manutenção.
Retira o robot da base e tenta colocá-lo no modo de expedição/modo de suspensão. Em seguida, reativa o robot colocando-o na base.
Este erro também pode ser eliminado removendo e voltando a instalar a bateria.
Para resolver este problema, começa por limpar os contactos de carregamento:
- Desliga a base da tomada e aguarda 60 segundos.
- Retira o robot da estação de carregamento e coloca-o virado ao contrário numa superfície plana.
- Pega numa espuma de melamina ligeiramente humedecida, como uma esponja apagadora mágica, ou uma mopa ligeiramente humedecida.
- Limpa os contactos de carregamento metálicos do robot e da estação de carregamento. Devem brilhar visivelmente.
Clica aqui para ver os contactos de carregamento do Roomba® Série 100/1000:
 |  |  |
Contactos de carregamento do Robot Aspirador/Combo | Contactos de carregamento da Base | Contactos de carregamento da Base AutoEmpty™ |
Clica aqui para ver os contactos de carregamento do Roomba® Série 200/2000:
 |  |
Contactos de carregamento do Robot Aspirador/Combo | Contactos de carregamento da Base |
Clica aqui para ver os contactos de carregamento do Roomba® Série Plus 400 e Plus 500:
 |  |
Contactos de carregamento do Robot Combo | Contactos de carregamento da Base AutoWash™ |
Clica aqui para ver os contactos de carregamento do Roomba® Máx. 705 VAC:
 |  |
Contactos de carregamento do Robot Aspirador | Contactos de carregamento da Base AutoEmpty™ |
Clica aqui para ver os contactos de carregamento do Roomba® Combinado Máx. 705:
 |  |
Contactos de carregamento do Robot Aspirador | Contactos de carregamento da Base AutoEmpty™ |
Nota: Os contactos danificados também podem impedir o carregamento do robot. Se os contactos apresentarem a cor verde ou cobre, estão danificados e o robot ou a base terão de ser substituídos.
Certifica-te de que a base está a receber carga, verificando as ligações do cabo de alimentação, tanto na parede como na base. Desliga as ligações e volta a ligá-las.
Se o problema se mantiver, a causa mais provável do erro 119 é a bateria não ter sido instalada corretamente e a energia não estar a chegar à bateria. Retira e volta a colocar a bateria no robot para eliminares o erro de carregamento 119.
Se o erro persistir depois de seguires todos os passos descritos acima, contacta o Apoio ao Cliente da iRobot para obteres assistência adicional.
Para uma assistência rápida, prepara o seguinte:
- O robot carregado e perto de ti
- O número de série do robot
- Para reclamações ao abrigo da garantia: Comprovativo de compra (recibo ou fatura de compra)